Demétrius Melo de Souza

Você pode entrar em contato conosco por WhatsApp ou Telegram  (+55 21 99849-1767) ou por email (neste caso, utilize o formulário que se encontra no link: http://www.escolademestres.com/inicio/fale-conosco ).
Se preferir, ficaremos felizes em agendar uma chamada de vídeo ou convencional, de voz. Basta nos enviar uma mensagem pelo mesmo número acima (21 99849-1767). 
Agradecemos a compreensão e o contato.

Publicidade

Compartilhe esta página!

FacebookMySpace TwitterGoogle BookmarksRedditNewsvine Pin It
  • Para falar com a profº Eleonora Ignez, por favor, clique aqui!

    Gostaria de dividir com vocês a alegria de ter participado, com muito orgulho e satisfação, do programa +Brasileiros da +Globosat.

    O primeiro programa de que participei falou sobre José do Patrocínio, figura intrigante e sem par na história do Brasil. Sua importância, principalmente no que tange ao processo de abolição da escravidão e de todos os preconceitos e amarras culturais ligados a ela, merece ser ressaltada olhando os efeitos sobre a sociedade que constituímos hoje e esta série de programas sobre personagens da nossa história tem como objetivo quitar um pouco esta dívida.

     

    Os programas +Brasileiros estão planejados para serem veiculados nos seguintes dias e horários:

     
    Programas sobre José do Patrocínio 
     
    QUARTA FEIRA, 22/01/2014, às 21 h 30 min.
    QUINTA-FEIRA 23/01/2014, às 20 h .
    SEXTA-FEIRA, 24/01/2014, às 18 h 30 min.
    SABADO, 25/01/2014, às 20 h 30 min.
    TERÇA-FEIRA, 28/01/2014, às 10 h 30 min  e 19 h.
     
    Programas sobre Joaquim Nabuco:
     
    QUARTA-FEIRA, 05/02/2014, ÀS 21 h 30 min.
    QUINTA-FEIRA, 06/02/2014, ÀS 20 h.
    SEXTA-FEIRA, 07/02/2014, ÀS 18 h 30 min.
    SÁBADO, 08/02/2014, ÀS 20 h 30 min.
    TEÇA-FEIRA, 11/02. ÀS 10h 30 min e 19h.
     
    A programação da Globosat pode ser acessada no link: http://maisglobosat.globo.com/index.php/programacao .
     
    Canais 44 (NET) e 34 (SKY).
     
    O programa é recomendado para todas as idades, principalmente para os que precisam se submeter a concursos intertextuais, como o ENEM.
     
    Aproveitem!
  • Para falar com a profº Eleonora Ignez, por favor, clique aqui!


    As Superbactérias


    dna      O uso indiscriminado (abusivo) dos antibióticos desde sua industrialização promoveu uma seleção natural das bactérias patogênicas (causadoras de doenças). Por isso as populações atuais desses micróbios são bastante resistentes aos medicamentos. Muitas vezes torna-se quase impossível combatê-las e para tanto é preciso usar antibióticos tão poderosos que causam problemas ao próprio paciente, como danos ao fígado ou tecido ósseo.

         Os dentes por serem de natureza óssea costumam ser muito afetados, principalmente nas crianças antes da mudança da dentição. Isso acontece porque os dentes definitivos ainda estão em formação, daí a maior sensibilidade aos antibióticos.

     

  • Para falar com a profº Eleonora Ignez, por favor, clique aqui!

    Esse calor está insuportável!!

    Talvez seja a frase preferida de quase todos nos últimos verões. Mas quantos se perguntaram o porquê da permanência de altas temperaturas? Quem correlacionou o racionamento de energia com o excessivo calor? Quantos desejaram saber as causas ou razões da falta de chuvas?

    As respostas estão um pouco distantes no tempo. Comecemos pela invenção da grande máquina - a máquina a vapor, e a conseqüente Revolução Industrial.

    O desenvolvimento das manufaturas foi paralelo à queima de combustíveis fósseis - carvão e petróleo - lançando na atmosfera resíduo gasoso que anteriormente era produzido nas queimadas ou pelos seres vivos através da respiração, o gás carbônico. Esse gás tem a propriedade de se acumular na atmosfera terrestre como uma camada que envolve a Terra e reflete os raios infravermelhos solares na forma de calor de volta para a superfície terrestre.

    No início da história da Terra, não havia o gás carbônico que foi "inventado" pelos primeiros seres vivos e se tornou fundamental na capacidade do planeta reter o calor do Sol. Assim os seres vivos tiveram condições mais favoráveis para se desenvolver (evoluir). Podemos dizer que o clima, como é conhecido, teve importante contribuição do gás carbônico. Ei-lo agora como o vilão causador do Efeito Estufa! As temperaturas médias têm aumentado alguns graus por causa desse despejo enlouquecido de dióxido de carbono nos últimos 250 anos. Avalia-se em 600 vezes (???) maior a concentração desse gás neste início de novo milênio.

    Os principais riscos do efeito estufa são: degelo dos pólos, alagando as regiões costeiras; mudança no regime de chuvas, alterando características climáticas e causando secas e enchentes continentais; temperaturas elevadas que interfiram no ciclo de vida de várias espécies, inclusive as inviabilizando; favorecimento da ocorrência de doenças, principalmente respiratórias.

    As manchetes não nos permitem dormir. O atual Sr. Presidente dos EUA rompe o acordo internacional para redução da emissão de gás carbônico porque o seu país precisa crescer. As padarias e olarias queimam os restos de mata agreste na região Nordeste do Brasil ( e haja CO2) porque a multa é conveniente, inclusive para custear os escritórios do IBAMA. Embora a Amazônia e a África sejam patrimônios de riqueza viva incalculável, é interessante autorizar madeireiras asiáticas a desmatarem florestas...

    Há futuro?

    Há. A humanidade conhece fontes alternativas de energia, desenvolve tecnologia para uso de combustíveis "verdes" como álcool e óleos vegetais, aprende a reciclar materiais - o que economiza consideravelmente energia, reaprende a manejar florestas e a pensar de modo conservacionista. Apenas esquece de democratizar estes conhecimentos.

    A conscientização dos povos e seu respectivo exercício de cidadania será a fonte geradora da modificação tão necessária ao comportamento da economia mundial e suas conseqüências. O entendimento desta necessidade é o primeiro passo. Comecemos a caminhar.

     

    GÁS CARBÔNICO (CO2) - Substância de natureza ácida (ao reagir com a água forma ácido carbônico) que foi introduzida na atmosfera terrestre pelos primeiros seres vivos (bactérias primitivas) no processo de respiração celular. A Respiração Celular consiste num tipo de queima de substâncias orgânicas (como o açúcar), sendo o fenômeno que permite a todos os organismos produzir a energia fundamental para a realização dos processos vitais. Qualquer tipo ser vivo libera gás carbônico pela respiração: os fungos, as bactérias, os animais, os protistas, as plantas. Contudo, apenas as plantas são capazes de reciclar o CO2 através da fotossíntese ,liberando gás oxigênio para a atmosfera. Por isso que o gás carbônico é anterior ao surgimento do gás oxigênio na história da vida na Terra.


    COMBUSTÍVEIS VERDES - Substâncias derivadas de plantas que substituem os combustíveis fósseis. São chamados de verdes porque para produzi-los os vegetais precisaram retirar gás carbônico da atmosfera no processo da fotossíntese. O gás liberado em sua queima é devolvido à atmosfera ao mesmo tempo que será reabsorvido por uma biomassa vegetal correspondente à utilizada para sua produção, que foi replantada. Mesmo considerando o CO2 liberado por conta da respiração, plantas jovens e de regiões tropicais apresentam um saldo favorável de oxigênio, diferente dos fósseis que estavam enterrados há milhões de anos e em cerca de dois séculos foram jogados de volta na atmosfera.